14. Encontro Marcado com o M.E.D.O.

Encontro Marcado com o M.E.D.O.

Encontro Marcado com o M.E.D.O.

Título original em Inglês:
Appointment with F.E.A.R.

Título em Português (PT):
Encontro com o M.E.D.O.

Numeração original: # 17

Autor:
Steve Jackson

Lançamento:
Abril de 2015

Ilustrações:
Declan Considine

Ilustração da capa por:
Daniel HDR e Thiago Ribeiro

Tradução para Português-BR:
Fabiano Silveira

Um corajoso e incorruptível campeão da lei e da ordem, VOCÊ é o Cruzado de Prata, usando seus superpoderes para proteger os cidadãos inocentes da movimentada Titan City das intrigas de um bando de supervilões.

O arquivilão é o Ciborgue Titânio, chefe da conhecida organização M.E.D.O. Terrorismo, violência, sequestro, corrupção — nada é terrível demais para o M.E.D.O.

Então, quando vazam informações sobre uma reunião secreta dos líderes do M.E.D.O. em Titan City, sua missão é clara: descobrir o local do encontro, capturar o Ciborgue Titânio e seu grupo e levá-los à justiça.

O protagonista desta vez é o Cruzado de Prata, um super-herói a serviço do bem, que usa seus superpoderes para levar criminosos de alta periculosidade para a cadeia. Como a maioria dos heróis contemporâneos, sua identidade permanece secreta. Seu alter-ego é Jean Lafayette, que nas horas vagas trabalha em um escritório simples no centro da metrópole de Titan City. Mas quando o dever chama, este se transforma no herói da justiça e da ordem com o intuito principal de proteger a população inocente da cidade dos terríveis vilões. Recentemente ele descobriu através de seu contato, Gerry da Grama – um estudante que procura sempre auxiliar o herói e informá-lo quando o perigo está ocorrendo – de um encontro nos próximos dias da maior organização criminosa do mundo, o M.E.D.O. (Movimento Euro-americano de Destruição e Oposição), que está planejando algo tão terrível que poderá levar à cidade inteira ao caos. O objetivo do herói será descobrir pistas que o levará até o local e hora exatos da reunião secreta e prender seus líderes. No entanto, a investigação não será fácil, uma vez que ela é constituída de uma série de criminosos e outros vilões equipados com terríveis poderes a serviço do mal. No caminho do herói haverá confrontos letais contra o Brincalhão Escarlate (um maníaco vestido de bobo da corte que adora cometer crimes pregando peças contra suas vítimas); o Dr. Macabro (um cientista responsável por experimentos proibidos com seres humanos); O Serpente (um bandido caracterizado por sua mordida extremamente venenosa) e os Alquimistas (bando de assaltantes de banco que utilizam armas químicas altamente destrutivas). O líder desta organização de supervilões lunáticos é um homem conhecido como Vladimir Utoshsky, uma mente brilhante que decidiu utilizá-la para o mal, porém, mais conhecido como Ciborg Titânio – por conta de circuitos eletrônicos poderosíssimos conectados ao seu corpo que lhe dão força excepcional, além de outras armas secretas incrivelmente perigosas.

Nesta aventura, o Cruzado de Prata possui um de quatro superpoderes que poderão ser utilizados. Superforça, que dá ao personagem uma força extremamente atroz, além da faculdade de voar a grande velocidade; Rajada de Energia, um raio de calor e energia disparado da ponta dos dedos capaz de estontear um ser vivo; HTA ou Habilidade Tecnológica Avançada, que consiste em uma série de utensílios criados pela mente altamente desenvolvida do herói, guardada em seu cinto de utilidades e que permite usá-lo em situações de urgência e Poderes Psíquicos, que dá ao herói poderes de manipulação da mente, mover objetos com a força do pensamento e ler mentes, mas que, no entanto, precisa de tempo para concentração. O herói será avisado do perigo através de seu relógio do crime, um dispositivo que sempre apita, acionado pelo seu contato principal, Gerry da Grama, que por sua vez está sempre procurando informações do submundo para prover ao herói. Quando Gerry descobre algo errado, o protagonista sempre será informado. O Cruzado de Prata não utiliza nenhum tipo de arma e, por ser um servidor incondicional da lei, ele jamais matará algum criminoso e nem fará justiça com as próprias mãos. Por isso, como dever cívico e moral, ele sempre prenderá os bandidos, deixando a justiça para a polícia e para a lei. Em muitas situações, o herói deverá descobrir pistas dos bandidos através de seus crimes executados e em outras ele deverá impedir tragédias iminentes como desastres aéreos, ataques de animais selvagens, cataclismas naturais e acidentes humanos, embora muitos deles possam ter sido perpetrados por criminosos do M.E.D.O. No final da aventura, o herói terá coletado uma série de pistas e informações vitais que o levarão para o encontro secreto e ao iminente confronto com seu líder, Ciborgue Titânio.

Uma aventura muito bem escrita e trabalhada. Com uma série de referências e homenagens, Steve Jackson nos proporciona uma aventura única e também muito divertida.

Com o intuito de deixar a série de livros-jogos mais abrangente, o autor decidiu criar uma aventura baseada principalmente nos grandes gibis em quadrinhos, do qual há inúmeros fãs. Talvez para homenageá-los, Jackson escreveu esta exótica, porém bem desenvolvida aventura. O livro não é de nenhuma maneira linear, uma vez que o leitor terá diversos caminhos que poderá escolher que, por sua vez, o levará para uma série de situações. Cada escolha do herói o levará para um destino diferente, onde a escolha de um poder errado poderá ser fatal, embora um poder escolhido apropriadamente o levará a uma situação bem mais favorável. O livro parece possuir três dificuldades. Fácil, se você escolher a habilidade de Superforça; médio, para HTA e Rajada de Energia e difícil, se você escolher Poderes Psi, uma vez que este poder não possui utilidade para a maioria dos eventos encontrados na aventura. Cada poder levará o herói para um caminho diferente na aventura e também para lutas contra supervilões diferentes. Dependendo das pistas encontradas pelo herói, ele também o levará para pelo menos quatro finais diferentes, onde o encontro secreto será realizado. Outras características marcantes da aventura são a variedade de lugares que o herói poderá visitar como o circo, o porto, laboratórios, shoppings e etc. Titan City é uma cidade muito grande e há inúmeros locais que poderão ser vasculhados pelo herói para impedir tragédias, caçar criminosos e coletar pistas. Muitas vezes, o herói também deverá ser um investigador, pois haverá assassinatos e roubos a bancos que somente com a coleta das pistas corretas que ele poderá encontrar os responsáveis.

A imensa criatividade de Steve Jackson permitiu a criação de supervilões muito originais como o Torturador e o Envenenador, embora há também várias homenagens aos vilões dos quadrinhos, como o Brincalhão Escarlate, como o Coringa da série Batman. Pela variedade de ação, investigação policial e até mesmo algum lazer pessoal para o personagem (como uma ida ao parque de diversões ou ao teatro), o livro também se torna único entre todos. Apesar da série possuir como carro-chefe as aventuras de fantasia medieval, Jackson nos presenteia com uma aventura que não decepciona nem os fãs mais ortodoxos e agrada principalmente aos grandes fãs de histórias de super-heróis.

Notas e curiosidades:

  • Diferente da maioria, este livro possui 4 soluções distintas, dependendo de qual super poder foi escolhido no início da aventura. Na verdade, é possível completar a aventura duas vezes utilizando dois super-poderes diferentes sem ler qualquer uma das seções ambas as vezes, exceto a primeira e a última. Isso adiciona valor ao fator replay do livro.
  • O livro é o único da série com temática de super-herói.
  • Como o protagonista é um herói a serviço da lei, ele está impedido de matar um criminoso, mas somente deve desarmá-lo e prendê-lo para levá-lo até às autoridades policiais.
  • O livro possui um quadro conhecido como Pontos de Herói, ganhos a cada ato heroico realizado como a prisão de um malfeitor ou o impedimento de um desastre que, embora não possua nenhuma utilidade prática durante o jogo, serve apenas para comparar as conclusões do herói. Ou seja, a cada vez que o leitor concluir o livro, ele terá mais ou menos pontos de herói que poderão lhe informar se ele fez mais atos heroicos se comparados com a aventura anteriormente jogada.
  • Os poderes do herói também são uma homenagem aos poderes utilizados pelos heróis dos quadrinhos. Superforça, utilizado pelo Superman; Rajada de Energia, utilizado pelo Ciclope da série X-Men; HTA, utilizado pelo Batman (inclusive o cinto de utilidades) e Poderes Psi utilizados pela Jean Grey, também dos X-Men.
  • Há uma situação no livro de propaganda da série, quando Jean Lafayette adquire um livro para dar ao seu chefe, como forma de compensar seu atraso ao trabalho, comprando “O Feiticeiro da Montanha de Fogo”, primeiro livro escrito da série, ou o jogo Banco Imobiliário, da Estrela (embora no original, o jogo seja uma edição de tabuleiro da série Dungeons & Dragons).
  • O nome da cidade, Titan City, refere-se ao mundo fictício de fantasia medieval onde ocorre a maioria das aventuras dos livros da série Fighting Fantasy.
  • O livro é único da série por utilizar a temática dos super-heróis em quadrinhos, havendo diversas referências neste sentido, como é o caso do milionário encontrado morto Wayne Bruce, que é o alter-ego de Bruce Wayne/Batman; Roger Stevens, que é Steven Rogers/Capitão América; Jonah White, uma combinação de Perry White (editor e jornalista do Planeta Diário e chefe do Superman e J. Jonah Jameson, editor e jornalista chefe de Peter Parker/Homem-Aranha); Michael Blackson (referência a Michael Jackson); Richard Storm e Susan (referências ao Quarteto Fantástico) além das referências ás localidades, como Laboratórios Peter e o Aeroporto Parker (Peter Parker/Homem-Aranha); Rua Clark (referência a Clark Kent, o Super-Homem); Rua Banner (Bruce Banner, o Hulk); Laboratórios Nucleares Murdock (referência a Matt Murdock, o Demolidor); Satélite Guerra nas Estrelas (Star Wars); Piscina Stanley (Stanley Martin Lieber, o Stan Lee); Rua Grimm (Irmãos Grimm) e a Criatura da Carnificina como uma referência ao herói bíblico Sansão.
  • A referência 157 reedita o evento ocorrido em 22 de novembro 1963 com o assassinato do presidente estadunidense John F. Kennedy, no estado do Texas.
  • Dr. Charles Crayfish trabalha em um projeto de interesse do M.E.D.O.; um satélite conhecido como Guerra nas Estrelas, que orbita ao redor da Terra carregado de armas nucleares. Na verdade este projeto foi proposto e idealizado pelo presidente norte-americano Ronald Reagan na década de 80, por conta da Guerra Fria contra a União Soviética.
  • Outros nomes homenageados incluem a praça Addison Square Garden (Madison Square Garden); Praça Radd (referência a Norrin Radd, o Surfista Prateado); Praia Starkers, referindo-se a Tony Stark/Homem-de-Ferro; Hangar Xavier, Hangar McCoy e Hangar Summers (clara referência aos X-Men) e a Wisneyland (Disneylândia).
  • No original, M.E.D.O. (Movimento Euro-americano de Destruição Oposição) é F.E.A.R. ou Federation of Euro-American Rebelds (Federação dos Rebeldes Euro-Americanos).
  • Uma versão digital dessa aventura, desenvolvida pela Tin Man Games, foi lançada para Steam, Android e iOS.
  • Uma continuação dessa aventura em formato mais curto (200 referências) foi publicada em 1986 na edição de número 12 da revista Warlock. Esta nova aventura chama-se Deadline to Destruction, escrita por Gavin Shute.

Localização: Terra
Localidades: Titan City
Referências: 440
Ilustrações: Existem 32 ilustrações de página inteira e 5 ilustrações menores que se repetem. Os parágrafos que contém as ilustrações de página inteira são: 1, 15, 29, 43, 58, 72, 85, 99, 114, 129, 144, 157, 171, 185, 201, 215, 228, 242, 256, 270, 284, 298, 313, 327, 341, 355, 369, 382, 396, 410, 425 e 440.

Encontros:

  • Alquimista (Alchemist)
  • Androide (Android)
  • Armador (Mantrapper)
  • Assassino (Assassin)
  • Batedor de Carteiras (Pickpocket)
  • Brincalhão Escarlate (Scarlet Prankster)
  • Bronski “Serra Elétrica” (Chainsaw Bronski)
  • Cachorro Radioativo (Radiation Dog)
  • Ciborgue Titânio (Titanium Cyborg)
  • Criatura da Carnificina (Creature of Carnage)
  • Criatura do Chafariz (Fountain Creature)
  • Devastador (The Devastator)
  • Dr. Macabro (Dr Macabre)
  • Fera de Quatro Braços (Four-Armed Beast)
  • Gata-Tigre (Tiger Cat)
  • Guarda-Costa (Bodyguard)
  • Guerreiro de Fogo (Fire Warrior)
  • Homem-Tigre (Tiger Man)
  • Illya Karpov (Illya Karpov)
  • Leão (Lion)
  • Múmia (Mummy)
  • O Atormentador (The Tormentor)
  • O Mestre do Picadeiro (The Ringmaster)
  • O Reencarnação (The Reincarnation)
  • O Serpente (The Serpent)
  • Papai Rico (Daddy Rich)
  • Rainha do Gelo (Ice Queen)
  • Sidney Knox (Sidney Knox)
  • Tubarão (Shark, Ripper Shark)

Compre-aqui

Review por: Thiago Macieira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: