08. A Floresta da Destruição

A Floresta da Destruição

A Floresta da Destruição

Título original em Inglês:
The Forest of Doom

Título em Português (PT):
A Floresta da Morte

Numeração original: #3

Autor:
Ian Livingstone

Lançamento:
Agosto 2011

Ilustrações:
Malcolm Barter

Ilustração da capa por:
Patrícia Knevitz (arte) e Ricardo Riamonde (cores)

Tradução para Português-BR:
Gustavo Brauner

Apenas os tolos ou os muito corajosos arriscariam por livre e espontânea vontade uma jornada à Floresta Madeira Negra, onde trilhas estranhas e labirínticas serpenteiam rumo às profundezas lúgubres. Quem sabe que criaturas monstruosas espreitam nas sombras ameaçadoras, ou que aventuras mortais esperam o viajante desprevenido? Será que você atreve-se a entrar?

Em uma corrida desesperada contra o tempo, nas profundezas da Floresta Madeira Negra, sua missão é encontrar as partes perdidas do lendário Martelo de Ponte de Pedra, forjado pelos anões para proteger a pacífica aldeia de Ponte de Pedra de sua antiga perdição.

A história se passa no mundo de Titan, no continente conhecido como Allansia. O protagonista é um incauto aventureiro-mercenário, que ganha sua vida com o uso de sua espada, caminhando pelas terras não-civilizadas em busca de aventuras e missões. Dependendo da interpretação, este é o mesmo herói que termina a aventura “As Cavernas da Bruxa da Neve”!. Enquanto viajava nas terras ao sul da Floresta Madeira Negra (Darkwood), ele se depara com um Anão mortalmente ferido. Após socorrê-lo ele lhe informa acerca de uma terrível maldição que se abateu sobre a sua vila. O lendário Martelo dos Anões de Ponte de Pedra (Stonebridge), pertencente ao rei Gillibran foi roubado por uma águia enviada pelos Anões malignos e rivais da cidade de Mirewater (também conhecida como Lodaçal). O Martelo dá ao portador poderes mágicos de liderança e carisma, além de extrema habilidade em combate, como o fato do martelo voltar para as mãos do usuário, caso arremessado. Entretanto a águia foi interceptada no caminho por gaviões da morte e o martelo caiu na hedionda e sinistra Floresta Madeira Negra. O lugar é o lar de criaturas malévolas e infestada de bandidos errantes, plantas assassinas, insetos gigantes e monstros sanguinários. Sem o martelo, Ponte de Pedra estará condenada, uma vez que os Trolls das Colinas, há anos interessados nas minas de ouro próximo à cidade, se mobilizam para atacar a vila. Os anões, bem como o próprio Gillibran, estão incapazes de se defenderem sem os poderes do martelo mágico. O rei enviou alguns de seus melhores guerreiros anões para o interior da densa floresta à procura do objeto, em vão. Antes de morrer, atacado por criaturas da floresta, o Anão pede ao aventureiro procurar a ajuda de Yaztromo, um mago do bem que vive em uma torre branca ao sul de Madeira Negra. Pensando nas grandes riquezas que poderá ganhar como recompensa em encontrar o martelo, o herói se apressa em procurar Yaztromo e então adentrar na floresta.

Semelhante às regras dos livros anteriores, desta vez a aventura deixa de lado as masmorras e passa a vigorar em uma floresta. Os corredores e portas dão lugar a trilhas, caminhos tortuosos, rios e colinas. É apresentado ao público pela primeira vez o rabugento mago Yaztromo e sua torre. Uma boa alma de paciência curta sempre pronto a enfrentar as forças do mal, e por isso mesmo apto a ajudar qualquer um com esta intenção, fornecendo ou vendendo itens mágicos, bem como valiosas informações. É através dele que o leitor descobre que o Martelo de Ponte de Pedra foi encontrado por Goblins na mata e dividido em duas partes, dificultando ainda mais a tarefa do herói. Yaztromo seria um dos personagens mais participativos das aventuras seguintes, aparecendo em muitas outras ocasiões, sendo considerada uma das personagens mais poderosas e sábias de toda Allansia. Munido destas informações, o herói parte para a obscura floresta. O lugar possui vários caminhos e trilhas que levam a lugares perigosos e a toda sorte de encontros com monstros errantes do lugar. Somente um motivo muito forte faria alguém entrar em um lugar tão hostil. Livingstone nos apresenta uma série de monstros que fariam parte da mitologia das Aventuras Fantásticas, entre eles seu monstro favorito, o Alterador de Formas, que é retratado em uma das capas mais bonitas de toda a série, brilhantemente ilustrada por Ian McCaig.

O livro também é característico pelo fato de não possuir um vilão. Não há a necessidade de se preparar para enfrentar um poderoso feiticeiro ou um Dragão Vermelho, pois a missão limita-se a encontrar o artefato dos Anões. A leitura é muito simples e não há nenhum enigma de grande relevãncia. O ponto positivo do livro é a variedade de monstros e personagens novos que são apresentados enquanto o negativo é a falta de enriquecimento da história em termos de enredo; o aventureiro deve encontrar os dois pedaços do martelo e ganhar a recompensa de Ponte de Pedra – simples assim! Quem sabe uma monumental batalha com os Trolls em Ponte de Pedra não traria maior qualidade à saga. Embora a busca seja um desafio em si, a história não apresenta nenhum grande clímax, exceto a referência final, que é bem melhor escrita e trabalhada do que seus dois livros antecessores. Ele também é um dos livros mais fáceis de serem concluídos, pois ele apresenta a chance de voltar para a floresta e procurar outra vez os itens, caso chegue em Ponte de Pedra de mãos vazias. Os itens de Yaztromo serão de enorme utilidade para enfrentar os desafios da floresta e conseguir atravessá-la. Além disso, é necessário encontrar pelo menos um item de vital importância para conseguir encontrar uma das partes do martelo. Os pedaços do martelo estão na área sul e norte da floresta cada um. Um deles é fácil de encontrar, mas o segundo é mais complicado. Outro ponto positivo é a descrição da floresta; sem barulhos de pássaros, rodeada com um ar úmido e pesado. O autor mexe com a nossa imaginação e nos faz sentir de fato que estamos em uma floresta maligna com a sensação de estarmos sendo vigiados a todo o momento. Longe de ser o melhor trabalho de Ian Livingstone, é um belo trabalho para aventureiros iniciantes que servirá de experiência para aventuras muito mais difíceis e melhor elaboradas.

Notas e curiosidades:

  • Em “A Floresta da Destruição” aparecem as criações favoritas de Ian Livingstone: o Alterador de Formas, como monstro e o mago Yaztromo, como personagem.
  • O Mago Yaztromo, a Floresta Madeira Negra e a vila de Ponte de Pedra reapareceriam diversas vezes em livros futuros.
  • Não obrigatoriamente, mas possível interpretativamente o protagonista é o mesmo herói de “As Cavernas da Bruxa da Neve” e também o mesmo herói do livro “O Templo do Terror”. Estas aventuras receberam pelos fãs o nome de “Trilogia de Stonebridge”.
  • O grande erro do jogo é a possibilidade do aventureiro poder iniciar a aventura outra vez e procurar o martelo, caso não o consiga na primeira tentativa. Isto pode fazer com que apareçam os mesmos encontros e a repetição de determinadas situações que não poderiam ocorrer duas vezes.
  • O livro é um dos poucos da série que não apresentam um vilão final, ou seja, não possui antagonista.
  • O livro foi relançado pela editora Wizard em 3 de Junho de 2003, com a capa desenhada por Martin McKenna.

Localização: Norte de Allansia, Titan.

Localidades: Torre de Yaztromo, Floresta Madeira Negra, Ponte de Pedra.

Referências: 400
Compre-aqui

Review por: Thiago Macieira

3 Respostas

  1. O site está sendo atualizado, estávamos esperando. Muito bom!!

  2. pelo amor dos deuses! um documentario do FF!! (nao achei um email de contato, mas achei a pagina pelo nosso grupo no Facebook)

  3. […] 08. A Floresta da Destruição […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: