20. Mansão das Trevas

Mansão das Trevas

Mansão das Trevas

Título original em Inglês:
House of Hell

Título em Português (PT):
A Mansão Diabólica

Numeração original:
#10

Autor:
Steve Jackson (Reino Unido)

Lançamento (edição original):
Novembro de 1984

Ilustrações:
Tim Sell

Ilustração da capa por:
Ian Miller

Tradução para Português-BR:
Lilia Leal de Oliveira

Refugiar-se na famosa Mansão das Trevas foi o pior erro de sua vida! Os perigos da chuva torrencial lá fora não são nada se comparados às aventuras arrepiantes que o aguardam dentro dela. Quem sabe quantos andarilhos desavisados como você pereceram dentro dessas paredes repulsivas? Isto é um aviso! Esta noite será uma noite memorável…

Seja bem vindo à casa de Drumer, embora não darei garantias de retorno… A “Mansão das Trevas” é uma casa pertencente a uma família aristocrática e proprietária de terras. No entanto o lugar é de muito difícil acesso e as pessoas só vão até lá por necessidade, nunca por vontade própria. E muitos já passaram por esta região apenas porque erraram o caminho. Um erro imperdoável! A história deste livro se passa no tempo presente em uma região pouco conhecida no interior de algum país europeu. Supõe-se que seja algum lugar no Reino Unido por causa de palavras como Mingleford (aparentemente uma cidade inglesa) e pela história que permeia uma família de aristocratas. Ele remete as histórias clássicas do gênero terror. O personagem principal é um viajante a caminho de uma reunião de negócios e que após seguir as direções de um velho, acaba por tomar uma estrada desconhecida e abandonada, castigada pela tempestade. Após sofrer um pequeno acidente com o veículo o personagem sai do veículo em busca de ajuda e encontra uma casa velha caindo aos pedaços perto da estrada. Chegando nela, o leitor descobre que a casa em seu interior é muito bonita e bem mobiliada. Ela também é ocupada pela família Drumer, antigos aristocratas que, pela situação de abandono dos campos em volta, aparentemente estão à beira da falência. Seu anfitrião é Lorde Kelnor, Conde de Drumer um indivíduo educado, alto e forte que convida o personagem principal a relaxar e a participar da janta que é servida pelo mordomo Franklins, muito embora exista um caminho para entrar na casa onde nem ao menos haverá a possibilidade de apresentação desses personagens. Em seguida é apresentado um pouco da história da região e da família representada somente por Kelnor, último remanescente dos Drumer’s. Após isto, dependendo das ações do personagem, ele poderá ser convidado a se retirar para dormir e esperar o amanhecer para chamar ajuda, pois não há telefone ou qualquer linha telefônica na casa (por ser um livro escrito na década de 80 é perfeitamente normal saber que o personagem não possui um celular ou um laptop para chamar ajuda). Após acordar no meio da noite em um quarto no segundo andar, o personagem descobre aos poucos que alguma coisa fora do normal está ocorrendo. Quando sai para investigar descobre vozes chamando, espíritos que saem das paredes, portas que se fecham para não abrir mais, corpos humanos pendurados no interior de armários, visões de enforcados, colchas que se enrolam para sufocar, mobílias que se mexem sozinhas por causa de um Poltergeist…

Se o leitor achava que isso já era estranho, então ele ficará ainda mais surpreso quando descobrir que existem zumbis atrás de cortinas, esqueletos caminhantes e vampiros. Quando o personagem liberta um estranho homem vestido de branco que estava preso, e também quando vasculha um quarto com uma velha aparentemente morta, ele descobre que a casa é amaldiçoada (ele já deveria descobrir isso só de olhar ela por fora) e que há uma seita diabólica operando nos porões da casa tendo Lorde Kelnor como Mestre. Os adoradores do diabo utilizam de sacrifícios humanos e de animais para sustentar a seita. A partir disso, o herói sente-se determinado a procurar o Conde e acabar com a organização maligna. Mas para isso ele deverá encontrar o Punhal Kris, única arma que pode ferir o Mestre da casa, além do combate ser em um aposento de paredes vermelhas para simbolizar o próprio inferno. Macabro, não?

Mansão das Trevas é um ótimo livro e que também tem um dos melhores enredos. Embora a maioria dos caminhos com certeza leva à morte e ao fim do jogo, o único caminho correto poderá ser alcançado através das dicas e pistas fornecidas por personagens durante o jogo, como por exemplo um corcunda que perambula pela casa, o qual o personagem poderá encontrar algumas vezes. O lugar está repleto de aposentos que só possuem mesmo armadilhas e monstros terríveis para amedrontar o personagem até a morte. Por falar nisso, o livro começa com um status novo conhecido como MEDO, o qual o personagem deve evitar ao máximo as assombrações do interior da casa para impedir que sua morte.

Este também é um livro onde o leitor começará a aventura sem uma arma, portanto a primeira coisa a ser pensada lá dentro é arranjar alguma arma o mais rápido possível, como uma faca de carne. Este livro também é bem famoso por ser um dos mais difíceis, pois há muitas passagens secretas que levam a morte certa e caminhos errados que não possuem mais volta.

O leitor, no entanto precisa vasculhar os aposentos da casa em busca da arma que poderá enfrentar o vilão final, que é muito poderoso. Outro fator determinante para a imensa dificuldade desse jogo é a tradução feita pela editora brasileira que é muito fraca, o que prejudicou de maneira substancial um enigma fundamental para a conclusão da história, portanto recomendo a quem for ler esse jogo que saiba um mínimo de inglês, principalmente procurar no dicionário o significado da palavra “Murder”. Mansão das trevas é o único livro de terror da série (talvez junto com “Fortaleza dos Pesadelos”) que realmente possui uma introdução muito bem elaborada e clássica dos filmes do gênero. O final não é muito recompensador, muito embora você se divirta com o destino final da casa e do culto satânico, você com certeza não leva nada para casa (talvez possa vender o punhal Kris ou uma ou outra relíquia por algumas merrecas), muito embora tenha permanecido com vida. Acho que só faltou mesmo aquele susto final típico de filmes como Amityville ou Sexta-Feira 13 para deixar o livro com mais diversão, mas de qualquer forma Steve Jackson realizou um belo trabalho e com certeza os leitores mais jovens devem ter tomado alguns sustinhos nas páginas desse livro. Ah, e lembrem-se… Não bebam o vinho branco…

Notas e curiosidades:

  • Foi o último trabalho de Steve Jackson traduzido no Brasil até o momento e também o penúltimo livro escrito por ele (o último foi “Creature of Havoc”)
  • O título original “House of Hell” (casa do inferno) foi traduzido nos EUA como House of Hades (Casa de Hades) por conta da pressão de movimentos religiosos locais.
  • A capa do livro é considerado o trabalho favorito de Ian Miller á frente da série.
  • A maioria dos nomes do segundo andar são escritos com os nomes de demônios citados na Bíblia como Azazel (demônio-bode o qual os judeus temiam no deserto), Mammom (demônio que segundo Jesus era o senhor das riquezas) e Belial (demônio bíblico citado no livro de Samuel).
  • O parágrafo 264 possuía uma ilustração que foi removida por ser considerada muito forte para crianças ou adolescentes juvenis, que representava um sacrifício humano de um dos prisioneiros da casa. Na reedição do livro pela Wizard, a ilustração foi incluída novamente.
  • Este livro é uma versão estendida de uma aventura muito menor que foi escrita por Steve Jackson na Revista Warlock em sua terceira edição.

Localização: Terra
Localidades: Desconhecido (fictício ou provavelmente Reino Unido)
Referências: 400

Review por: Thiago Macieira

Anúncios

41 Respostas

  1. Os americanos e suas censuras… hehe

    Gostei do livro, apesar de estar longe de ser um dos meus favoritos. Muito complicado. Se você pedir um prato errado logo de inicio, você perde a aventura. Fora o final, que não é nada recompensador, você apenas se salva e queima uma casa cheia de satanistas. Nenhum tesouro, nenhuma bela jovem, nada.

    Fora a famosa senha. Putz, a Marques Saraiva pecou terrívelmente ao traduzir a palavra “MURDER” para “Assasino”. Desde quando “DRUMER” é Assasino fora de ordem?

    A do mordomo também é estranha. Do nada, o grande ser fodão da mansão é o mordomo. Muito sem moral.

    Mas uma coisa que não se pode negar é o clima da aventura. O prológo é fantastico, dá pra se sentir dentro do carro, naquela noite chuvosa.

    • É sempre bom ter comentários enriquecedores como o do Anakin!! Só faltou ele detalhar o caminho certo para sair da mansão, pois o final ele já deu. Pobre daquele que tinha começado a ler o livro… com certeza perdeu a vontade.

      • Sempre há “spoileiros” de plantão…já passei alguma raiva lendo spoilers em comentários de livros que ainda iria jogar..

  2. Oculum e Thiago,se vcs me permitem,aqui está um pequeno agrado aos frequentadores desse fabuloso site:
    A versão original de “House of Hell” ,publicada na revista Warlock nº3 (vai junto a versão original de “Caverns of Snow Witch”):
    http://www.easy-share.com/1904320727/CSW+THH.rar

  3. Embora eu nao tenha jogado esse ainda, na minha opniao o melhor livro jogo de terror é A Cripta do Vampiro.
    A historia é bem feita, os personagens, tem todo um clima gótico e ainda por cima tem o cavaleiro sem cabeça.
    muito manero.
    Mas vo ver se eu jogo esse ae tambem, parece ser muito legal.
    pena que nao tenha muitos titulos de terror publicados no brasil.

  4. alguem sabe se tem esse jogo pra pc, eu sei q é so um rpg mais eu gostaria muito de jogar no pc, vlw, qualquer coisa me add no msn: brunogato42009@hotmail.com

  5. Eu gosto bastante desse livro, mas realmente ele é bem complicado. Acho que terminei na segunda vez que joguei e depois não consegui mais, hehe.

  6. olá admiro muito seu trabalho,o site esta fantástico assim como condiz o nome!! gostaria de saber se tem uma data estimada ou se ja tem este livro para download,pois não o encontro em lugar algum…grato pela atenção

    • Muito obrigado pelos elogios!
      Infelizmente, esse livro ainda não está disponível para download e está sem previsão para tal.

  7. No site Wikipedia em inglês, sobre este livro, há uma explicação de um erro de digitação. Na referência 276, onde foi escrito: “Try the hall” (Experimente o corredor), no fim do parágrafo, deveria estar escrito “Try the wall” (Teste a parede). Na versão brasileira está escrito “Tentar o corredor”, o que não tem nada a ver, porque você vai tentar a senha para abrir a parede, isso explica o erro. O certo deveria ser: “Testar a parede”.

  8. esse site está mesmo otimo. eu tenho alguns livros-jogos da coleção aventuras fantasticas. são muitos poucos em relação a coleçao. alguns que eu tenho são:
    *as coligações de kether
    *planeta rebelde
    *mares de sangue
    *prova dos campeões
    *o templo do terror
    *a cripta do vampiro
    *a nave espacial traveller
    *o feiticeiro da montanha de fogo

    em e-books tenho alguns também (poucos em relação a coleção). alguns delels:
    *a cidadela do caos
    *fantasmas do medo
    *a cripta do feiticeiro
    *robo comando
    *a cripta do vampiro
    *o feiticeiro da montanha de fogo
    *a nave espacial traveller

    prefiro ler os livros mesmo, do que e-books.
    troco ou vendo os e-books. os livros no momento só troco, mas, a troca tem que ser pelo livro-jogo mansão das trevas.
    alguém de vcs sabem onde posso encontrar o livro, ou e-book do livro mansão das trevas.???.
    essa coleção (como o próprio nome sugere) é fantástica.
    gostei muito do site, meus parabens

  9. sim amigos,
    so pra completar a lista dos e-books:
    *cidades dos ladrões
    *ladrão da meia-noite
    falta ainda uns 5 ou 6 e-books, e que no momento eu não estou lembrada.

  10. Um livro-jogo de terror, na Terra… putz, esse parece ser MUITO FODA! Mal posso esperar para que seja lançado pela Jambô, já que achar uma edição original da Marquês Saraiva é próximo do impossível.

  11. olá pessoal, é verdade que alguns ou todos os livros-jogos da coleção aventuras fantásticas vai ser relançado pela jambô? se for mesmo, vai ser muito legal, embora que seja fácil encontrar alguns livros da marquês saraiva. por exemplo: ha um dia atras tinha uma amigo querendo vender o livro demonios das profundesas, encontro com o medo, e a carverna da feiticeira neve por 2,00 cada. e todos estavam em bom estado, pena que não pude comprar.

  12. olá pessoal, esqueci de avisar:
    ALGUÉM AI ESTÁ A PROCURA DO LIVRO-JOGO ”A NAVE ESPACIAL TRAVELLER”? estão vendendo este livro por 16,00.
    quem se interessar este é o link:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146689124-livro-jogo-a-nave-espacial-traveller-aventuras-fantasticas-_JM

    aproveitem a oportunidade. e raríssimo encontrar um livro dessa coleção, e principalmente em otimo preço…!!!

  13. é muito bom mesmo que esses livros sejam laçados pela jambô. embora que se procurarmos com amigos, conhecidos ate podemos encontrar alguns livros-jogos, mas, é que como esse livros foram escritos em 1980, o pessoal não é muito de guardar livros, então com uns 5 anos eles simplesmente jojam fora, mas tem pessoas que guardam. mas, esses livros lançados pela jambô são iguais, identicos ao originais, ou eles tem alguma parte faltando, ou outras adicionadas.???

    • O conteúdo dos livros é idêntico!
      As capas são diferentes, são feitas por artistas nacionais.
      E as ilustrações interiores estão com uma qualidade bastante superior à da época da Marques Saraiva, devido a facilidade que se tem com a tecnologia de hoje de editar e lançar um livro. Aconselho a comprar os livros lançados pela Jambô, não irá se arrepender.

  14. oculum malum, vc já ouviu falar na série lobo solitário? tbm é um livro-jogo. eu não sei por quantos livros a série é composta, eu só sei o primeiro e o segundo, que é:
    1- o fugitivo das trevas
    2- fogo sobre a água
    tem o terceiro tbm, mas não tive a oportunidade de ver, e ler. mas o nome do terceiro, infelizmente eu não sei, pois meu amigo me falou numa preça que não entendi nada.

    • Olá!
      Sobre os livros da série Lobo-Solitário, os nomes das edições divergem entre os lançados pela editora “Bertrand Brasil” e os da editora “Marques Saraiva”.
      Por exemplo:
      Editora Bertrand Brasil:
      1 – O Fugitivo das Trevas
      2 – Fogo Sobre a Água
      3 – As Cavernas de Kalt
      4 – O Abismo da Morte

      Editora Marques Saraiva:
      1 – Fuga da Escuridão
      2 – Mar em Chamas
      3 – As Cavernas de Kalte
      4 – Abismo da Perdição

      Espero ter esclarecido suas dúvidas

      • Cara vai neste site se vc gosta da série…..tá começando, mas vai ficar bom…é um blog especializado em Lobosolitario e as Disciplinas Kai…
        “Você é o Lobo Solitário. Em um ataque devastador, os Senhores das Trevas destruíram o mosteiro onde você estava aprendendo as habilidades dos Senhores de Kai. Você é o único sobrevivente.
        Em Fuga da Escuridão, você jura vingança. Mas primeiro você deve alcançar Holmgard para avisar o rei do mal eminente. Implacavelmente os senhores das Trevas e os seus servos da escuridão caçaram você através de seu país, então a cada pagina virada apresenta um novo desafio. Escolha as suas habilidades e suas armas com cuidado para que possam ajudá-lo a ter sucesso na viagem, uma jornada fantástica e aterrorizante.”

  15. olá pessoal.,
    vcs já ouviram falar na série lobo solitário? tbm é um livro-jogo como os da série aventuras fantasticas, sendo que um pouco mais avaçado, só tem algumas coisas no score que a série aveturas fantasticas não tem, como por exemplo: as diciplinas KAI. bem, cada um tem seu jeito. da série lobo solitario eu conheço só os dois primeiros da série que é:
    1- o fugitivo das trevas
    2- fogo sobre a água
    já ouvi falar que tbm tem o terceiro, mas não sei informar o nome, vou ver se falo com alguns amigos(as) meus, talvez eles saibam o nome.
    ALGUÉM ESTÁ PROCURANDO COMPRAR UM LIVRO-JOGO DA SÉRIE AVENTURAS FÁTASTICAS (ESCRITO POR STEVE JACKSON & IAN LIVIGSTONE)? POIS BEM! NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR O LIVRO-JOGO ”A NAVE ESPACIAL TRAVELLER” (O SEXTO LIVRO-JOGO DA SÉRIE). ESTÁ COM UM PREÇO OTIMO, E SEM FALAR QUE ESTÁ BEM CONSERVADO, SEM NENHUM RABISCO, POUQUISSIMAS MARCAS DE MANUSEIO (OU QUASE NENHUMA), E SEM FALAR QUE HOJE EM DIA É RARÍSSIMO ENCONTRAR UM LIVRO-JOGO DA SÉRIE AVENTURAS FANTÁTICAS SENDO VENDIDO, E AINDA MAIS SENDO VENDIDO POR APENAS R$:16,00. NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE, COMPREM AGORA. ESSA OFERTA TÁ DE EVAPORAR!!!

  16. é isso mesmo. foi publicado pela Editora Bertrand Brasil. e eu tenho os dois primeiros:
    1-o fugitivo das trevas
    2-fogo sobre a água
    e o terceiro é ”as cavernas de kalt”. justamente, o terceiro que eu já comentei com uns amigos, mas naquele dia não me lembrei qual era o nome. eu estava a procura dele, sendo que depois desisti. tenho que juntar dinheiro para comprar o dvd eclipse (quando sair disponivel para vendas em dvd), e se o cd trilha sonora amanhecer tbm sair disponivel para vendas em cd. por isso, não procurei mais se alguem tem ele para vender.
    SIM ESQUEÇI DE COLOCAR NO COMENTÁRIO PASSADO O LINK DO ANÚNCIO:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146689124-livro-jogo-a-nave-espacial-traveller-aventuras-fantasticas-_JM

    ALGUÉM ESTÁ PROCURANDO COMPRAR UM LIVRO-JOGO DA SÉRIE AVENTURAS FÁTASTICAS (ESCRITO POR STEVE JACKSON & IAN LIVIGSTONE)? POIS BEM! NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR O LIVRO-JOGO ”A NAVE ESPACIAL TRAVELLER” (O SEXTO LIVRO-JOGO DA SÉRIE). ESTÁ COM UM PREÇO OTIMO, E SEM FALAR QUE ESTÁ BEM CONSERVADO, SEM NENHUM RABISCO, POUQUISSIMAS MARCAS DE MANUSEIO (OU QUASE NENHUMA), E SEM FALAR QUE HOJE EM DIA É RARÍSSIMO ENCONTRAR UM LIVRO-JOGO DA SÉRIE AVENTURAS FANTÁTICAS SENDO VENDIDO, E AINDA MAIS SENDO VENDIDO POR APENAS R$:16,00. NÃO PERCAM ESTA OPORTUNIDADE, COMPREM AGORA. ESSA OFERTA TÁ DE EVAPORAR!!!

    • Oi Maria…O A serie Lobo Solitário é demais…no post acima do nosso esqueci de colocar o Blog-“http://monasteriodekai.blogspot.com/”

      “Você é o Lobo Solitário. Em um ataque devastador, os Senhores das Trevas destruíram o mosteiro onde você estava aprendendo as habilidades dos Senhores de Kai. Você é o único sobrevivente.
      Em Fuga da Escuridão, você jura vingança. Mas primeiro você deve alcançar Holmgard para avisar o rei do mal eminente. Implacavelmente os senhores das Trevas e os seus servos da escuridão caçaram você através de seu país, então a cada pagina virada apresenta um novo desafio. Escolha as suas habilidades e suas armas com cuidado para que possam ajudá-lo a ter sucesso na viagem, uma jornada fantástica e aterrorizante.”

  17. olha pessoal, o livro a nave espacial traveller tá com uma promoção imperdivel:
    de 16,00 baixou para 14,00
    SÓ 14,00 REAIS
    e ainda ta em arremate
    quem quiser comprar ou ver ta aki o link:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151628553-livro-jogo-a-nave-espacial-traveller-aventuras-fantasticas-_JM

    APROVEITEM!!!

  18. Mansão das Trevas é um dos mais difíceis, sem dúvida! Eu achei ele meio paradão, já que a gente fica mais vagueando entre uma porta e outra do que tendo ação de fato. O único que tem abre e fecha de portas com ação do começo ao fim é o Calabouço da Morte.

    Falando em erros de tradução, no DEMONIOS DAS PROFUNDEZAS também tem um, não sei se vcs notaram: pra fazer as perolas negras funcionarem, invocando um exército de esqueletos, tem que ler a palavra mágica de trás pra frente e ver o numero que dá. “Dred-nu-Heno” = “ONE HUNDRED” .. Penei até sacar essa … Mais uma mancada da Marques … Mas valeu, o livro é legal.

  19. olá pessoal,
    consegui comprar a alguns meses o livro-jogo mansão das trevas. lançado pela editora marques saraiva.
    e estou pensando em vende-lo.
    se alguem se interesar e so me dizer, que dependendo do valor, se for um bom valor, eu faço 1 anuncio pelo mercadolivre, pra vender a quem se interesar.
    obj.

  20. Boas pessoal.Se souberem onde comprar o Exercito da morte,A mansão diabólica (ou das trevas em brasileiro) e o talismã da morte por favor mandem para o meu email iceangel_boy@hotmail.com

  21. Eu tinha esse livro mansão das trevas, mas ele sumiu de de repente, eu estava jogando ele…
    mas o que eu tinha era bem velho, tava desgastado, as paginas bem amareladas…aparencia sinistra mesmo, Eu havia encontrado esse livro, quando eu e meu pai fomos limpar a nova banca de jornal q ele tinha comprado de um homem, mas o homem que vendeu havia deixados algumas coisas trancadas dentro da banca. Comecei a olhar as coisas deixadas para traz naquela banca, e uma delas era este livro. Ele estava todo escrito,rasurado e dentro tinha um anuncio dizendo “Cachorro perdido, criança doente”… alguem ja tinha jogado. levei para casa.
    Comecei a jogar, nao estava entendendo nada, entao levei para a escola. Ai eu emprestei para uma amiga. No dia seguinte eu fikei sabendo q ela havia sido espancada na rua por alguns garotos fanfarrões enquanto ia para a escola, eles jogaram a mochila dela na lama… todos os cadernos dela haviam se desmanchado, la estava meu livro,mas foi a unica coisa q ficou intacta.
    Ela me devolveu depois de tudo.
    Comecei jogar de novo, mas morri ao deixar a molheira de chaves cair no chão. guardei o livro para jogar no dia seguinte, mas … o livro eu nunca mais o achei…. e a minha vida q era boa…agora é um inferno. Só acontecem coisas ruins comigo.

    ESSE LIVRO NAO É COISA BOA.

  22. Alguém tem um exemplar do Mansão das Trevas “original”? (da Marques Saraiva)

  23. Compro esse livro, quem se intessar entrar em contato comigo aqui.

  24. Muito bom este livro. A senha no final é emocionante quando conseguimos decifrar.

  25. Eu tinha esse livro! Me roubaram! Uma pena, pois era muito bom. Estou comprando ou troco pelo Punhais da Escuridão, alguém se interessa? Beijos.

  26. Eu tinha esse livro! Me roubaram! Uma pena, pois era muito bom. Estou comprando ou troco pelo Talismã da Morte, alguém se interessa? Beijos.

  27. Consegui comprar o livro! Voltei a jogar e depois de umas 5 vezes nunca conseguia achar a maldita senha para a Faca Kris. Eis que eu leio aqui em cima e descubro que é um erro de tradução! Jamais iria achar assim! Agradeço ao querido Anakin que, mesmo sem querer, me ajudou a “zerar” esse livrinho que NUNCA consegui desde quando tinha 8 anos de idade! Quase chorei de emoção.
    Parando de frescura…muito bom o livro, sensacional. O único problema é que ele é bem difícil de se guiar (muitas portas) e também tem um monte de becos sem saída (referências que você SEMPRE vai morrer quando chegar, independente das opções). Não importa! Consegui comprar e zerar!

    • Muito bom Melissa!
      Esse livro não é fácil de terminar, é bem complicadinho.
      Terminei ele faz muitos anos, mas vou pegar para jogar de novo.

  28. Dos livros que eu tenho (e não são poucos) esse eu achei de longe o mais difícil. Foram necessárias diversas tentativas pra terminá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: