18. A Espada do Samurai

A Espada do Samurai

A Espada do Samurai

Título original em Inglês:
Sword of the Samurai

Título em Portugês (PT):
A Espada do Samurai

Numeração original:
#20

Autores:
Mark Smith e Jamie Thomson

Lançamento (edição original):
Abril de 1986

Ilustrações:
Alan Langford

Ilustração da capa por:
Peter Andrew Jones

Tradução para Português-BR:
Lilia Oliveira

A Terra de Hachiman está em grande perigo. O poder do Xogum está se enfraquecendo. Bandidos andam livremente pelos campos e bárbaros invadem as fronteiras. Tudo isto porque Daí-Katana, a grande espada Morte cantante, foi roubada do Xogum. VOCÊ é o campeão do Xogum, um jovem Samurai. Sua missão é recuperar a espada mágica das mãos de Ikiru, o Mestre das Sombras, que a esconde nas profundezas do Fosso dos Demônios.

Nesta aventura única, a série fantástica de livros-jogos nos leva até a distante terra de Hachiman, a sudeste de Khul. Sua cultura é completamente diferente de todo o resto de Titan, pois seu povo é constituído em sua maioria de camponeses que trabalham na lavoura e na agricultura em terras de nobres ricos, que obedecem a um senhor maior e controlador de toda a nação, o Xogum, que mantém seu poder na capital, Konichi. Esses nobres que governam Hachiman depositam a segurança na terra em homens de confiança e habilidosos lutadores denominados samurais. Os samurais são guerreiros, exímios espadachins e fortemente ligados a seu senhor em uma espécie de vassalagem e suserania. São eles que garantem a segurança da região e do regime feudal, defendendo as fronteiras e os territórios de seu senhor dos bárbaros e bandidos de outras regiões de Khul. O principal elemento que garante até hoje o poder do Xogum é uma espada mágica denominada Morte Cantante, cujo poder oculto acredita-se ter sido depositado pelos deuses e que é a principal responsável pela estabilidade de Hachiman e pelo reconhecimento do poder do Xogum Kihei Hasekawa pelos outros nobres e barões da terra. Diz-se que aquele que conseguir descobrir o segredo da Espada, dominará Hachiman, e somente o Xogum conhece esse segredo. Um dia, no entanto, a preciosa espada foi roubada do Xogum por um maligno e misterioso ser conhecido como Ikiru, o Mestre das Sombras, que vive nas Montanhas Shios’ii em um lugar de ruínas conhecido como Onikaru, o temido “Fosso dos Demônios”. Sem a espada mágica, o poder do Xogum se enfraquece a cada dia conforme nobres rebelados declaram independência de suas terras e atacam os territórios vizinhos ampliando suas fronteiras. Bárbaros selvagens atacam o território e bandidos andam livremente atacando vilas e camponeses. O caos promovido pelo roubo da espada levará em breve a terra de Hachiman à anarquia. A única esperança do Xogum será depositar toda sua confiança em seu mais capacitado e leal servo e campeão, um jovem samurai (o protagonista) que deverá sozinho percorrer o território em direção a Onikaru, o Fosso dos Demônios, e recuperar a Morte Cantante em poder de Ikiru. O herói é um grande seguidor do Bushidô, “o caminho do guerreiro” e especialista em Kenjutsu, “a arte da espada”. O Mestre das Sombras, por sua vez, planeja juntar as principais forças do caos, bem como fantasmas e demônios para dominar toda a terra de Hachiman. Além de sua habilidade com a katana (espada longa) e com a wakizachi (espada curta), o protagonista terá a escolha de uma de quatro especialidades de combate: Kyujutsu (arco e flecha), Iaijutsu (saque rápido com a Katana), Karumijutsu (saltos mortais) e Ni-to-kenjutsu (luta com duas espadas). Então munido com a devida habilidade e também com seu código de honra, o leitor poderá dar início a aventura. Há dois caminhos principais para Onikaru. A mais curta segue em direção à Floresta das Sombras e passa pela Ponte Hagakure enquanto o segundo caminho, mais longo, passa pelo vau do rio e pelo pântano Mizokumo, lar das aranhas gigantes.

Este com certeza é um dos principais livros da série e que convida o leitor se tornar herói de uma aventura diferente. O cenário da história é inspirado no Japão feudal, com toda a sua cultura samurai e também de monstros do folclore japonês como o Tatsu, um dragão mágico sem asas, os kappa’s, monstros que vivem nos rios, e os temidos Rokuro-Kubi, criaturas mortas-vivas que conseguem desprender suas cabeças dos corpos para caçar. A cultura dos samurais japoneses também foi mantida de maneira exemplar. Há Ronins (samurais sem senhores), há Ashigarus, (casta de guerreiros inferior dos samurais) e o código de honra dos samurais, o Bushidô. É através desse código que o leitor passará pelos perigos da história, seja defendendo os mais fracos, impedir que seu senhor seja envergonhado, eliminar aqueles que se opõem ao regime do Xogunato, etc. Caso a Honra do samurai esteja tão baixa devido as suas atitudes no decorrer da história, ele será obrigado a cometer o Seppuku ou Hari-kiri, um suicídio para lavar sua alma e recuperar sua honra. A busca pela Espada Morte Cantante levará o leitor a uma terra de perigos. Dependendo do caminho que ele esconder ele deverá confrontar bárbaros, samurais de nobres renegados, revolta de camponeses e ronins. No entanto é depois da primeira parte da história que o livro fica mais difícil à medida que percorre o interior selvagem de Hachiman, o protagonista deverá confrontar monstros e criaturas poderosas que testarão ao máximo as habilidades do samurai. Seja passando por uma vila infestada de Rokuro-Kubi ou adentrando um pântano repleto de aranhas gigantes, muitos perigos serão jogados no samurai aventureiro antes de confrontar seu destino em Onikaru. Antes de confrontar Ikiru, o samurai deverá derrotar o maior aliado dele, o Daí-Oni, um demônio-feiticeiro e seus três servos grotescos. Para isso ele deverá confrontá-lo na Arena de um lugar conhecido como Eixo dos Planos. Lá, com a ajuda de aliados importantes, haverá uma batalha de vida ou morte observada pelos próprios deuses que definirão quem de fato merece ter direito a espada mágica.

Uma aventura muito inteligente, com enredo bem planejado e com dois excelentes caminhos de aventura a se escolher repleta de situações inovadoras, como um ataque secreto à fortaleza de um nobre rebelado ou a busca das águas do conhecimento são pequenas situações que demonstram o quão rico é este livro. A riqueza de detalhes da cultura do Japão medieval também se faz presente nesta história, seja com a hierarquia de castas (samurai, senhor, camponês) seja com os nomes de animais, armas e outros objetos e também as tradições militares. O fato de estar sempre ligado ao código de honra samurai impede o leitor de fazer certas atitudes e restringe um pouco sua liberdade, diferente de outros jogos, mas é isso que faz de “A espada do samurai” um livro muito legal. O fato de estar com a Honra elevada facilitará bastante a batalha contra o Mestre das Sombras no final do livro. Ele é uma criatura vil repleta de poderes e se o leitor conseguir descobrir o segredo da Espada Morte Cantante, tudo será muito mais fácil, exceto se o próprio leitor botar tudo a perder. Enfim, uma ótima leitura, principalmente para quem é fã de mangás japoneses de histórias de samurais e sempre quis estar na pele de um, como é o caso deste crítico que vos escreve.

Notas e curiosidades:

  • Este livro possui um novo atributo “Honra”, baseado no código do Bushidô dos Samurais. Caso a honra do protagonista chegue a 0, este deverá cometer Seppuku (suicídio).
  • Este é o primeiro livro publicado no Brasil baseado no continente de Khul (tirando Scorpion Swamp, que não foi publicado)
  • Os mortos-vivos conhecidos como Rokuro-Kubi são conhecidos como Nuke-Kubi no Japão.
  • Há uma curiosidade na seção histórico. O narrador diz que Titan é dividido em três continentes, Allansia, Kakhabad e Khul. Kakhabad seria na verdade O Mundo Antigo, mas deve ser como os moradores de Hachiman conhecem em seus mapas o Mundo Antigo.
  • O isolamento de Hachiman do restante do mundo coincide com o histórico isolamento do Japão do restante do mundo por vários séculos, o que fez desenvolver uma cultura homogênea.
  • Foi republicado pela Wizard em 1 de junho de 2006 com capa de Mel Grant.

Localização: Khul, Titan.
Localidades: Hachiman, Montanhas Shios’ii.
Referências: 400.

Review por: Thiago Macieira

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17 Respostas

  1. Boa Noite …
    Aonde eu posso baixar a versao traduzida em pdf.
    Eu tenho esse livro mas o estado de conservacao e abaixo do ruim …Gostaria de ter uma copia digital ate mesmo para poder jogar novamente…
    Aguardo um retorno e desde ja obrigado.

    • Esse livro não está disponível em pdf Fernando.

      • cara esses livros sao show de bola, marcaram minha infancia e a de muitos da minha epoca, porem queria saber se vc poderia traduzir ele e postar na comu no orkut nao sei.. por favor

  2. Esse livro é muito bom… foi o primeiro da série que eu comprei, numa feira cultural da escola… que SAUDADE daqueles tempos! As ilustrações internas são ótimas, das melhores existentes na série.
    O interessante é que cada um dos dois caminhos principais para se chegar ao final da aventura é mais adequado a um tipo de habilidade especial, enquanto que as outras duas habilidades restantes não chegam a influir tanto na história.

  3. Eu me amarrei nesse livro, quase comprei na época, mas combinei com um amigo de que iria comprar outro enquanto ele comprava esse. Gostava mais de usar o saque rápido e a luta com duas espadas, mas conheço gente que curtiu o arco e flecha.

  4. Joguei este livro a bastante tempo…E gostei bastante!!!Aonde posso encontrar um exemplar deste livro?Pois acho ele fantástico!!!

  5. […] e os tenho até hoje, os meus favoritos são: “Robô Comando” (robôs, claro!), “A Espada do Samurai”, “Guerreiro das Estradas” (obviamente inspirada em “Mad Max”) e […]

  6. Cara, nao tem mais pra vender? Se tiver eu gostaria de comprar.
    XD

  7. Eu estou a ler esse livro agora, foi o primeiro que comprei (só descobri essa colecção há pouco tempo).
    Alguém se lembra da resposta para uma das adivinhas do livro que era assim:
    “Quando não se sabe o que é,
    então é porque é alguma coisa;
    Mas quando se sabe o que é,
    então não é coisa alguma”

    Se alguém souber que me diga qualquer coisa por favor.

    • Se tem certeza mesmo que quer saber…

      A resposta é: CHARADA (Daí converta as letras em números e vá para o local certo…)

      Demorei mais de três anos para descobrir isso, diga-se de passagem.

  8. Po pessooal, neeste site tem um bocado pra baixar…http://blogdoreco.blogspot.com.br/2009/04/serie-de-livros-jogo-aventuras.html

  9. Olá (:
    Alguém sabe a resposta da seguinte adivinha do livro:
    Em salões de mármore, brancos como leite,
    Forrados com pele macia como a seda,
    Surge uma maçã dourada,
    Não existem portas nesta fortaleza,
    No entanto, há landrões que roubam o ouro.

    Se alguem souber diga por favor.

  10. Boa tarde, pessoal.

    Depois de MUITOS anos, finalmente descobri como corrigir um erro no segundo caminho, onde caso você usasse a habilidade Karumijutsu (saltar), na luta contra os Kappa, ia parar direto na cara do Tatsu, e já acertando uma das charadas dele (!).

    O que aconteceu foi o seguinte: durante a tradução, as referências 35 e 52 foram trocadas, mas esqueceram de arrumar as que direcionavam para ela. Então, nas referências 297, 311 e 395, o correto é ir para 52, e não 35, caso você use a habilidade de saltar.

    Uma curiosidade…por boa parte desses anos, pensei que era 335 no lugar de 35, porque até dava uma continuidade satisfatória…ficava a impressão de que os Kappa ficaram impressionados com o salto, e deixaram ele ir sem perseguição. Só fui entender melhor o erro quando pude ler a versão em inglês.

  11. Esse livro foi o único da série Aventuras Fantasticas que eu consegui terminar, é preciso muita sorte nos dados , ja que os inimigos ao longo da história são muito fortes

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