01. O Feiticeiro da Montanha de Fogo

O Feiticeiro da Montanha de Fogo

O Feiticeiro da Montanha de Fogo

Título original em Inglês:
The Warlock of Firetop Mountain

Título em Português (PT):
O Feiticeiro da Montanha de Fogo

Numeração original: # 1

Autores:
Steve Jackson e Ian Livingstone

Lançamento:
08 de Maio de 2009 e relançamento em Abril de 2016

Ilustrações:
Russ Nicholson

Ilustração da capa:
Patricia Knevitz (arte) e Ricardo Riamonde (cores)

Tradução para Português-BR:
Gustavo Brauner e Leonel Caldela (revisão)

Nas cavernas da Montanha de Fogo há um grande tesouro, guardado por um poderoso e maligno Feiticeiro. Ou, pelo menos, é o que dizem os rumores. Muitos aventureiros como você já entraram nas cavernas para recuperá-lo; nenhum jamais retornou.

O tesouro está nas profundezas de uma masmorra que você deve explorar, habitada por uma multidão de monstros subterrâneos que você deve enfrentar e matar – ou morrer tentando. Você ousa tentar?

Nesta aventura, que originalmente marcou o início da série “Aventuras Fantásticas” e foi o primeiro livro escrito pela dupla Jackson / Livingstone, narra a história de um aventureiro e a saga para encontrar o tesouro de um poderoso feiticeiro, escondido nas profundezas da Montanha de Fogo, situada ao norte da Floresta de Darkwood. Através de boatos dos moradores da vila de Anvil, o protagonista descobre que o tesouro está guardado em uma arca com duas fechaduras que a mantém trancada (no entanto, durante a aventura descobre-se que na verdade são três fechaduras). As chaves estão guardadas com várias criaturas dentro das masmorras. O aventureiro deverá explorar as masmorras em busca das três chaves corretas, embora haja várias chaves falsas durante o caminho. O tesouro é guardado por um feiticeiro maléfico chamado Zagor. Pouco se sabe dele: às vezes aparenta ser um velho encarquilhado e outras vezes um jovem vigoroso. Seu poder provém, dizem alguns, de seu baralho encantado e, dizem outros, de sua luva de seda negra. Oldoran Zagor é o antagonista, conhecido nesta aventura simplesmente como “O Feiticeiro”. Junto com Balthus Dire e Zarradhan Marr, foi aprendiz do maléfico mago Volgera Darkstorm. Na idade de dezessete anos, após a morte de seu mestre, assassinado por seus três aprendizes (acredita-se que Zagor não participou deste evento, embora não tenha feito nada para impedi-lo), ele viajou para o sul até encontrar a Montanha do Cume de Fogo, que sempre esteve em seus sonhos demoníacos, e a tomou como seu domínio, eliminando os anões que lá viviam com o uso de um pequeno contingente de Orcs e mortos-vivos e tomando para si seus tesouros. Desde então ele tem estudado e praticado em segredo seus conhecimentos de magia negra e necromancia. Muitos outros aventureiros tentaram entrar na montanha na esperança de encontrar o famoso tesouro dos anões, mas poucos retornaram – milagrosamente com vida.

Capa da segunda edição

Capa da segunda edição

Estas informações, na verdade, não se encontram no livro original. Podemos dizer inclusive que o protagonista é um anti-herói, já que o Feiticeiro nunca se manifestou de forma maligna ou suspeita e nunca tentou dominar o mundo. Na verdade nem mesmo a famigerada vila de Anvil, onde tem início à história, parece ter sido ameaçada alguma vez por ele. O herói não possui nenhuma motivação justa para adentrar na aventura, exceto seu desejo em “roubar” o tesouro do Bruxo (mas com certeza ele descobre mais tarde que o Feiticeiro é muito mal, pois alguém que tortura viajantes e vive rodeado de mortos-vivos e criaturas maléficas não deve ser uma pessoa muito sociável!). O aventureiro entrará na montanha munido apenas de sua espada e suas poucas informações a respeito da masmorra. É um livro muito agradável de se ler, com vários pontos positivos – como o arco e a flecha de prata com a inscrição “O Portador do Sono para aqueles que nunca conseguem” e o encontro com o Ciclope. Os únicos itens essenciais que o aventureiro precisará encontrar são as três chaves da arca de tesouro, mas há muitos outros itens que facilitarão suas batalhas com as criaturas malévolas da montanha, principalmente com o Dragão e com o próprio Feiticeiro.

Ian Livingstone escreveu a primeira parte da aventura e se baseou em um cenário de masmorra. A entrada é guardada por um bando de Goblins e Orcs estúpidos e relaxados, liderados por um cruel capitão. Após passar por várias portas, portões levadiços, cavernas, salões e corredores, o aventureiro chegará até o barqueiro que cobra pela travessia (os autores se inspiraram na lenda de Caronte, o barqueiro que, por duas moedas de ouro, levava as almas dos mortos para o reino do deus Hades). Depois do rio as criaturas se tornam muito mais assustadoras e difíceis, com vários mortos-vivos e metamorfos. A segunda parte do livro, que compreende o Labirinto e a batalha final com o Feiticeiro, foi escrito por Steve Jackson. É notável o toque de amadorismo dos autores em várias sessões do livro, como exemplo disso é um Minotauro no meio do labirinto (familiar, não?) e a luta final, onde um simples objeto pode pôr fim à batalha, sem cerimônias. Um dos pontos mais difíceis do jogo com certeza é o Labirinto, onde a saída é encontrada na sorte. Por isso é importantíssimo desenvolver um mapa e anotar as referências por quais já passou. O ponto mais emocionante do jogo, mas que poderia ser mais bem explorado, com certeza é a batalha com o Feiticeiro. Se o leitor utilizar um único item certo, a batalha encerra-se. Também pode utilizar itens da sala ou aqueles encontrados na aventura para enfraquecê-lo. No entanto, se o protagonista não fizer nada, então a luta contra ele será mortífera, pois Zagor é um forte adversário, com índices elevados de Habilidade e Energia. Mas e se vencê-lo? A aventura acaba? Claro que não. Há ainda a arca de Zagor, trancada por três fechaduras e protegida por uma mortal armadilha. A inserção de uma chave errada pode ser fatal e se o leitor não tiver encontrado as chaves, então a decepção será enorme, pois o jogo terá terminado. É um livro muito legal, com diversos encontros e situações que poderiam ser explorados com maior qualidade, principalmente a batalha final, pois poderia mostrar melhor o poder do Feiticeiro, mas que, no entanto, não compromete o resultado positivo da aventura. Era apenas o começo triunfal de uma longa série de histórias que se superariam a cada livro em termos de criatividade e qualidade.

Notas e curiosidades:

  • Este livro é um dos que tem o menor índice de mortes instantâneas (aquelas que na maioria das vezes aparece com “sua aventura termina aqui”). Somente três mortes, não contando as mortes por esgotamento de Energia ou por azar ao testar a sorte e àquelas providas da não inserção das chaves corretas no baú.
  • O primeiro esboço do livro recebeu o título de “A Busca Mágica” e foi o primeiro e único livro da série que foi escrito por ambos os autores criadores da série, Steve Jackson e Ian Livingstone.
  • “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” vendeu cerca de dois milhões de exemplares, se tornou um best-seller e já foi traduzido em quinze idiomas.
  • Zagor retornaria como o antagonista principal em mais duas sequências: “Retorno à Montanha de Fogo” e “A Lenda de Zagor”. Zagor também aparece no romance de Steve Jackson “As Guerras de Trolltooth”.
  • O livro também teve publicado duas capas, ambas por Peter Andrew Jones. A segunda capa é pouco conhecida e foi criada na 4º edição. A capa desta edição foi totalmente criada no Brasil.
  • Apesar de Anvil não ser citada como sendo a vila de origem da aventura, admite-se que só poderia ser ela, pois, a vila fica a dois dias de viagem da montanha e não há nenhuma outra vila próxima. No livro “Retorno à Montanha de Fogo”, a vila que começa a aventura e está a dois dias de viagem da montanha é Anvil. A versão do livro em sistema D20 (Dungeons & Dragons), lançada originalmente pela editora Myriador, identificou erroneamente a vila como Gilford, mas tal cidade não existe em Allansia e nunca foi sequer citada em nenhuma história.
  • O livro foi republicado em 3 e junho de 2002 pela editora britânica Wizard, com a capa ilustrada por Martin McKenna.
  • Esta edição marca o retorno desta série de livros ao Brasil que, anteriormente eram publicados pela editora Marques Saraiva, estando agora sob responsabilidade da Jambô Editora.

Localização: Norte de Allansia, Titan.
Localidades: Anvil, Montanha do Cume de Fogo.
Referências: 400


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Review por: Thiago Macieira

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3 Respostas

  1. que inferno o labirinto final…

  2. tem um macete para passá-lo. Basta vc anotar o número das referências de todos os caminhos pelo qual já passou. Quando chegar em uma encruzilhada, é só vc pegar o caminho pelo qual vc ainda não anotou nenhum número. Rapidinho vc termina o labirinto.

  3. Pena nao poder compra-lo… a editora não tem previsão de quando irá fazer a reimpressão

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