13. A Cripta do Vampiro

A Cripta do Vampiro

A Cripta do Vampiro

Título original em Inglês:
Vault of the Vampire

Título em Português (PT):
A Maldição do Vampiro

Numeração original:
# 38

Autor:
Keith Martin

Lançamento (edição original):
13 de Março de 1989

Ilustrações:
Martin McKenna

Ilustração da capa por:
Les Edwards

Tradução para Português-BR:
Lilia Leal de Oliveira

Conseguirá você acabar com o maligno reinado de terror do Conde Heydrich? Você é um valente aventureiro e tem viajado pelas gélidas montanhas de Mauristatia, à procura de lendárias riqueza e fortuna. . . mas o que encontrou fez seu sangue congelar. Você descobriu, por acaso, o terrível segredo dos habitantes do local. Poderá você libertá-los da maligna tirania do sedento Conde, ou sucumbirá a um horripilante destino?

Bem vindos ao continente do Mundo Antigo. Lar de reinos ancestrais e misteriosos. Uma dessas terras situa-se nas inescaláveis Montanhas de Mauristatia, dividida em três reinos principais: Bathória, Lupravia e Mortvania. Este último é um reino que vive há décadas sob o jugo da tirania do misterioso Conde Reiner Heydrich. O protagonista é um aventureiro em busca de fama e fortuna e com isso viaja para Mortvania em busca desses dois elementos, mas se decepciona com a miserabilidade do lugar. Buscando um abrigo para a noite fria das montanhas, o viajante encontra o vilarejo de Leverhelven e adentra a pequena taverna do lugar, sendo extremamente mal recebido. Tentando manter contato com os moradores do local, o herói descobre o segredo terrível dos habitantes da vila. O lugar vive sob o domínio do nobre daquelas terras, o vampiresco Conde Reiner Heydrich. Para alimentar a si e a suas criaturas demoníacas, o Conde constantemente envia seus servos para seqüestrar os incautos e os desavisados, principalmente as jovens mulheres, que são levadas para seu castelo e são mortos para satisfazer as necessidades do maligno vampiro. Monstros perambulam constantemente pelas terras de Mortvania, originados do sombrio castelo, ao norte do reino. Emocionado com o sofrimento dos cidadãos, o herói aceita a oferta dos moradores em trazer de volta Nastassia, a última jovem capturada e levada para o castelo ou morrer se necessário. Há dois caminhos que levam para o covil de Heydrich; um deles você é convidado por um misterioso “cavaleiro sem cabeça” para uma carona até o castelo e o outro caminho pode ser feito andando. No castelo o protagonista descobrirá que o sinistro vampiro assassinou o antigo nobre do lugar, seu próprio irmão Siegfried Heydrich, e tomou o poder. Com a ajuda do fantasma de Siegfried, ele deverá passar pelos servos mortos-vivos que guardam os corredores do castelo assombrado, encontrar as únicas armas que poderão derrotar o impiedoso Conde e libertar Nastassia.

Nessa aventura é apresentado aos leitores à temática do gênero terror. 95% da história se passa no Castelo Heydrich, onde Nastassia foi levada. O lugar está guardado pelos sanguinários servos mortos-vivos do Conde: zumbis, vampiros, ghouls, esqueletos e outras criaturas indescritíveis, como o Dr Faustus. Para libertar nastassia do jugo maléfico do Conde, o herói deverá derrotá-lo em batalha, no entanto por ser um vampiro, ele possui diversas imunidades. Somente certos tipos de armas podem feri-lo ou enfraquecê-lo. Para conseguir estas armas o protagonista deverá vasculhar cada canto do castelo, como os quartos, a biblioteca, cozinhas, etc. Algumas armas e artefatos estão guardados por adversários poderosos e outros estão guardados em lugares tão secretos que somente a perspicácia e a inteligência do leitor poderá descobri-los. Dentro do castelo há também alguns parentes do Conde, como o Primo louco Wilhelm e a bela, porém fatal irmã do Conde, Katarina. Na verdade Katarina é a personagem-chave da aventura, pois o principal motivo do desaparecimento das jovens de Mortvania está relacionado com a irmã do Conde, revelando uma terrível surpresa no final da aventura. O herói também terá um segundo objetivo, que será encontrar e abrir a entrada para a cripta do castelo, onde se encontra o vampiro e seus servos mais poderosos.

“A Cripta do Vampiro” é um excelente livro-jogo, que, além de ser uma ótima homenagem às histórias de terror relacionados a vampiros, principalmente ao Conde Drácula, também possui um ótimo enredo. O livro é tão bem escrito que consegue transmitir ao leitor o suspense do lugar à medida que o herói vaga pelos corredores assombrados do castelo. Algumas lutas também são muito bem elaborados, principalmente a batalha final, onde há vários mecanismos para se enfrentar o Conde – e ele se revela como um dos vilões mais difíceis da série – uma vez que possui diversas imunidades, alta Habilidade e Energia, além de várias estratégias de fuga e defesa. Outro bom mecanismo criado no jogo é o novo atributo “Fé”, que quanto maior for, mais fácil será para o leitor vencer as criaturas do mal, bem como o próprio Conde. Infelizmente também há a chance do herói adquirir maldições (como a licantropia) e aflições, pois muitos dos inimigos são cadáveres doentios carregados de pragas. Com o decorrer da história o herói será capaz de aprender feitiços poderosos que serão utilizados para vencer os monstros, bem como vencer outros obstáculos. Outro aspecto inteligente foi a bo a colocação dos personagens do livro, como os parentes do Conde, bem como a interação de alguns deles em pontos muito importantes na história e em sua conclusão.

Keith Martin criou uma história muito legal, recheada de suspense e inimigos interessantes, além de uma fantástica e emocionante batalha final, baseada em turnos de ataque e defesa cuidadosamente elaborados. Embora seus livros sejam muito elogiados, infelizmente a editora brasileira só publicou um único livro desse autor. Há uma sequência que jamais foi publicada no Brasil intitulada “Revenge of the Vampire” (A Vingança do Vampiro), mas isso é uma outra história…

Notas e curiosidades:

  • O ilustrador da capa, Les Edwards nomeou “A Cripta do Vampiro” como seu melhor trabalho.
  • Há um notável erro na referência 350, onde diz: “…se sua Sorte for 12, sua Habilidade agora será 13”. Obviamente que o tópico Sorte deveria ser substituído por Habilidade.
  • Os parentes do Conde que se encontram no Castelo são: o fantasma do irmão mais velho de Reiner, Siegfried Heydrich, e os outros irmãos, Gunthar e Katarina. Além do primo Wilhelm.
  • Há sequência deste livro foi a única a ser escrita por um co-autor da série (Keith Martin), pois os outros livros seqüenciais foram escritos por Steve Jackson e Ian Livingstone.
  • O mapa de Steve Luxton, de Mortvania, é originalmente colorido, mas foi publicado pela editora brasileira em preto e branco.
  • Heydrich é originalmente o nome de um oficial alemão nazista chamado Reinhard Heydrich, responsável pelo massacre de milhares de judeus em campos de concentração e que morreu em 1942 na Tchecoslováquia.
  • Mortvania é uma homenagem ao condado da Transilvânia, na atual Romênia, palco das histórias de terror do escritor Bram Stoker e lar do Conde Drácula.
  • A personagem de Katarina é baseado na famosa condessa húngara Elizabeth Bathory, que bebia o sangue de jovens garotas com a ilusão de que permaneceria para sempre jovem.
  • O mapa presente no livro foi ilustrado por Steve Luxton
  • O livro foi a 13º publicação brasileira da série, embora tenha sido a 38º publicação da série original.

Localização: Mundo Antigo, Titan.
Localidades: Mortvania (Montanhas de Mauristatia).
Referências: 400.

4 Respostas

  1. como q eu decodifico a transcriçao na pagina 123?

    • Mais adiante você encontra um velho que diz “um pra frente um pra trás” e não faz o menor sentido no momento. O que você faz é, já que tem um enigma, andar com as letras -> Uma pra frente e uma pra trás. Ex: “Nvqp” vc anda com o “N” pra frente, virando “O”, com o “v” pra trás, virando “u”, com o “q” pra frente, virando “r”, “p” pra trás, virando “o”, formando a palavra “Ouro”.

      Não lembro a transcrição, mas não tenho mais o livro, mas era algo do tipo

      “Hehey, a armadura de Ziegfrid. Trezendos e cinquenta elmos de ouro finamente…”

      algo do tipo. Aí você vai para o ítem 350.

      • Victor, muito obrigado, você ajudou muito.

      • Legal 🙂
        Interessante que a primeira palavra não foi traduzida do inglês, inclusive contém um erro.
        Termina sendo hehein ao invés de herein.

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