Entrevista – Ricardo Riamonde

Entrevista realizada no dia 18 de maio de 2009.

Ricardo Riamonde é o responsável pela colorização da capa da edição do Feiticeiro da Montanha de Fogo, lançado em Maio de 2009 pela editora Jambô. Segue abaixo uma entrevista realizada com o mesmo.



riamonde_fotoNome:
Ricardo Riamonde

Data e local de nascimento:
18/05/1978 – São Paulo

Profissão: Ilustrador

Local onde mora: São Paulo

Site: http://riamonde.blogspot.com

sword

AV – Em primeiro lugar, fale um pouco sobre sua formação e profissão, onde trabalhas e como é o ritmo do seu trabalho.

Riamonde – Bom, eu comecei nessa área de ilustração em 98 fazendo um curso na Fábrica de Quadrinhos (hoje eles são só produtora mas até então eles eram escola, parte que atualmente se chama Quanta). No ano seguinte comecei a estagiar com o pessoal de lá e logo também comecei a prestar serviços pra editora Trama, com o Marcelo Cassaro. Depois vieram quadrinhos nacionias (Holy Avenger, Victory, Dungeon Crawlers) e internacionais (Dungeons and Dragons, por exemplo). Anos depois comecei a atuar na área publicitária, mantendo algumas coisas para o mercado de ilustração e quadrinhos. Hoje trabalho numa grande produtora chamada Vetor Zero e também ministro aulas de pintura digital na escola Melies, ambas em São Paulo. Na Vetor faço algumas pinturas de concepção de arte, mas atuo mais fazendo texturas pra elementos em 3d. E na Melies, estou aos sábados. Devido a isso, me sobram as noites para qualquer outra coisa (trabalhar, descansar, cuidar da família, etc…rss)

AV – Como foi realizado o contato da editora Jambô com você para efetuar essa colorização de capa?

Riamonde – Há alguns anos atrás, o Guilherme Svaldi entrou em contato comigo para produzir uma capa para Tormenta. Como já faz tempo, não lembro ao certo, mas acho que foi o próprio Marcelo Cassaro que me indicou pra eles. Produzi umas duas capas pra eles e foi isso. Aí agora o Guilherme entrou em contato comigo novamente, pra fazer essa capa do livro.

AV – A editora te deu algum prazo para a entrega do serviço?

Riamonde – Na verdade foi um prazo relativamente curto. E como ultimamente me sobra pouco tempo também, foi um pouco corrido. Mas acho que no final saiu um resultado interessante, por mais que a gente sempre queira mexer em algo.

AV – Em quantos dias você concluiu a colorização da capa da 1ª edição?

Riamonde – Acho que fiquei umas quatro ou cinco noites fazendo no total. Por aí..

AV – Você tem previsão se irá atuar em mais alguma capa desses livros?

Riamonde – A princípio achei que não, mas recentemente o Guilherme me convidou perguntando se eu tinha interesse em fazer as próximas.
Como o livro parece ser bimestral, topei!

AV – Você já teve anteriormente algum contato com essa série de livros?

Riamonde – Lembro vagamente de ver algo na época, mas não tive contato não.

AV – Você irá “jogar” esse livro-jogo quando for lançado?

Riamonde – Bom, já pedi pro Guilherme garantir uma cópia pra mim… hehehe.. Quero pelo menos conhecer melhor a série.

AV – Que ferramentas você utiliza para realizar seus trabalhos? Você os colore de forma tradicional ou digital?

Riamonde – Meu trabalho todo praticamente é digital. Uso um computador, tablet (mesa digitalizadora) e basicamente faço tudo no Photoshop, por ser mais dinâmico. As vezes uso o Painter também, mas é bem raro.

AV – Que trabalho seu você considera que foi o mais desafiador e qual lhe deu maior satisfação no resultado?

Riamonde – Esses trabalhos de ilustração na verdade são bem desafiadores, pois cada um exige um pensamento diferente, seja pelo estilo do traço, pro público a que é destinado, pro mercado, etc. Então todos acabam sendo um desafio.

AV – Para finalizar, em que(ais) projeto(s) você está trabalhando atualmente?

Riamonde – Não estou com nenhum projeto, fora os normais do dia a dia. Como estou na área de publicidade, o volume de trabalho é grande e os projetos vão mudando constantemente. Então hoje estou em um, amanhã já estou em outro, e assim por diante.

Outros trabalhos:

Riamonde_Cover_Conan_02 Riamonde_Cover_Conan_05 Riamonde_Ferigato_alien

Deixe um comentário

